sábado, 10 de setembro de 2016

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros - Resenha

O que dizer desse livro? Ele é simplesmente MARAVILHOSO! Principalmente se você é fã de história de terror.

Fábio Yabu trás de maneira mais do que fantástica e em versões apaixonantes de alguns dos muitos contos de fada que fizeram parte de nossa infância. E o mais legal é que de certa forma, os contos dos livros são interligados. é possível, se estiver prestando bastante atenção, perceber as ligações entre elas.

Vou falar aqui de apenas alguns dos contos trazidos pelo livro (os meus preferidos) e deixarei ao final das resenhas uma pequena lista dos contos trabalhados pelo autor.






Branca dos Mortos e os Sete Zumbis

Eu, particularmente, nunca fui fã de Branca de Neve (me julguem). Contudo, não pude evitar me apaixonar por esse conto.

No começo do conto, descobrimos que a rainha, mãe de "Branca de Neve", tem dificuldade em engravidar. Desesperada por um herdeiro, a rainha caminha pela floresta, que era dita como amaldiçoada pelo povo, até a casa da velha bruxa que ali mora, e pede para que a mesma faça um feitiço a fim de fazê-la engravidar.

Achando graça da rainha, a velha bruxa pede para que a mesma volte com o sangue do período menstrual dela, penas de um corvo e olhos de um defunto do cemitério, com a salva de que os olhos devem ser colhidos exatamente as 3 da madrugada.

Feita a horrenda poção, a rainha bebe e engravida após se deitar com o marido quando a lua cheia estiver mais alta.

Durante a gravidez a rainha passa muito mal e sua morte parece iminente. Entretanto, todo o mal estar da rainha nada mais era do que o amor de uma mãe por sua filha livrando o bebê de todas as maldades que a maldição da bruxa traria para para a criança. E assim nasceu Branca: com pele branca como os olhos de um defunto, cabelos negros como as penas de um corvo e lábios vermelhos como sangue.

Enfurecida pela falha de seu feitiço, a bruxa mata a rainha com uma maça envenenada. Entretanto, que levou a culpa de tal fato foi Branca, que passou a ser tratada como uma empregada sendo obrigada a sim a esfregar o chão e lavar roupas.

Depois desses acontecimentos, uma certa semelhança com o conto que a Disney nos conta acontece. Branca é levada à floresta pelo caçador que, compadecido pela beleza da jovem princesa, não a mata. Branca foge em meio aos sons da floresta amaldiçoada até encontrar uma pequena cabana onde começa a viver sozinha. O caçador parte em buscar de um coração para levar a bruxa (que até então havia se casado com o rei e se tornado rainha), mas acaba morto pelos misteriosos seres da floresta.

Assim como na história original, a velha bruxa parte em busca de Branca com uma maça envenenada nas mãos com o intuito de matá-la. Todavia, quem acaba por encontra-la são os 7 anões zumbis que promovem um pequena "guerra" com a bruxa e com Branca.

Quem sairá vencedor? O que acontece? Leiam! Só digo isso: Leiam!

Cindehella e o Sapatinho Infernal

Sim. Neste conto, Cindehella é sim tratada como empregada, mora em um sótão e conversa com ratos. Os diferenciais são: os ratos não respondem (isso é só la na Disney mesmo gente), Cindehella é alucinada pelo conhecimento e está sempre lendo os livros de medicina que o pai deixou quando morreu, sua fada é maldita, quase todo mundo morre no baile, Cindehella se torna sádica e, graças aos conhecimentos adquiridos no livro de medicina, Cindehella se livra da fogueira.

Não, não darei muito mais detalhes para não estragar as surpresas que o conto trás. Então correm! Comprem seus livros e se apaixonem!
A Confissão

Esse é um conto bem difícil de se falar sem dar spoiler.

Então só vou falar o seguinte: a história "base", por assim dizer, é Pinóquio e se mistura com histórias de outros contos como João e o Pé de Feijão, Cachinhos Dourados e Chapeuzinho Vermelho.

Nesse conto você vai encontrar muita morte, decepção e dor. 

Simplesmente fantástico!






Lista de contos do livro

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis
João, Maria e os Outros
Os Três Lobinhos
A Vendedora de Fósforos e o Vingador
Cndehella e o Sapatinho Infernal
A Confissão
Bela Incorrupta
O Monstro
O Cemitério
Samarapunzel
O Fim de Quase Todas as Coisas
O Livro da Dor

Nenhum comentário:

Postar um comentário