sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Drácula - Resenha

A história do terrível Conde Drácula nos é contado por meio de registros feitos pelos personagens em seus diários e isso torna Bram Stoker um gênio na hora de causar ao leitor todo o drama e terror causado pelo vampiro mais famoso do mundo.

Tudo começa com Jonathan Harker que nos conta através de seu diário sobre sua amada noiva Mina e sobre sua jornada na casa do conde. Jonathan foi para um quase encontro com a morte a mando de seu chefe para que mostrasse ao Drácula tudo o que se sabia a respeito de uma certa propriedade que o mesmo queria adquirir. Neste castelo, isolado de Deus e do mundo, Jonathan tem suas refeições servidas por "criados fantasma" e passa suas noites com o conte e três de suas esposas. Jonathan pensa estar ficando insano com cada nova pista e descoberta mas mesmo assim, não deixa de tentar fugir dali. Se ele consegue fugir? Isso é algo que só vamos descobrir mais para frente. O mistério sobre o destino de Jonathan Hacker perdura até o momento em que a vida de Lucy Westenra, melhor amiga de Mina, começa a se transformar.

Lucy Westenra vive com sua mãe, doente, em Whitby, uma cidade pequena e com poucos habitantes. Ela e Mina são melhores amigas mas não moram na mesma cidade, de forma que elas trocam cartas para contar uma a outra as novidades. Lucy começa sua participação em Drácula contando a Mina que foi pedida em casamento por três homens, todos importantes na história. O primeiro, dr. John Seward, é médico e diretor de um hospício. O segundo, mr. Quincey P. Morris, é um americano que nasceu no Texas. O terceiro, Arthur Holmwood, um nobre cavalheiro. Lucy começa a passar por fatos um tanto inexplicáveis, principalmente depois que um navio aporta carregado com caixotes de terra, marinheiros desaparecidos e capitão morto. Toda a situação e sequencia de acontecimentos trás novamente a história Jonathan e sua noiva Mina, e o famoso Van Helsing, que é conhecedor da medicina, da ciência e um monte de outras coisas.

A partir dai uma guerra contra o mal e uma luta contra o tempo começa. Mina precisa ser salva, mas o conde Drácula foi, por século, o melhor general e estrategista de guerra que existiu. Tudo se complica e quando o fim parece ser iminente, um mar de surpresas tomar conta do leitor fazendo-o respirar fundo para manter a calma e o coração no lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário