quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Contos de Fadas em Suas Versões Originais (Volume II) - Resenha

Olha só que coisa mais linda: terminei 2016 com o primeiro volume dos Contos de Fadas em Suas Versões Originais e vou começar 2017 com o segundo volume! \o/\o/\o/

Assim como o primeiro, o segundo volume é lindo e recheado de contos que rodearam a minha infância e de contos que eu desconhecia.

Pude refrescar a memória e relembrar os contos do Pequeno Polegar, Irmãozinho e Irmãzinha e Os Cisnes Selvagens, que são contos com os quais tive pouco contato na infância e não me recordava claramente.

Conheci duas versões de A Bela Adormecida. A versão dos irmãos Grimm tem este mesmo título e claramente foi a versão que inspirou a versão da Disney pois, é a mais tranquila por assim dizer. A versão de Giambattista Basile, é um pouco mais pesada e leva o título: Sol, Lua e Talia. Além disso, sua versão - percebi durante a leitura - foi a que serviu de base para a versão moderna escrita por Laren Kate que foi publicado no livro intitulado O Livro das Princesas, que já foi resenhado aqui no blog (Clique aqui para rever a resenha).

Não se enganem. Em nenhuma das versões a princesa se chamava Aurora. Isso é coisa de Disney! Na versão dos Grimm a princesa tinha o nome de Rosamond e na de Basile, Talia (um nome muito melhor que Rosamond né?).

Mas as diferenças não terminam ai. 

No conto de Basile, Talia é violentada sexualmente enquanto dorme, acaba engravidando de gêmeos e ainda tem que lidar com a esposa traída do homem que a violentou. (Eu falei que era bem mais trágico).

Já  no conto dos Grimm, a cidade toda cai no sono profundo e fica envolta por plantas espinhosas que não permitem a passagem de ninguém.

Ah! Não existe dragão em nenhuma das duas versões okay?! Isso é Disney!

Neste segundo volume, pude conhecer também o conto que inspirou o filme Frozen (Sim! O da Disney!). 

O que achei?

Nada muito parecido com Frozen! hahahahaha... Porem, muito educativo e me fez pensar muito sobre o comportamento que tenho perante as pessoas e durante as situações da vida.

Aliás, preciso falar sobre ele com alguém, trocar ideias e opiniões. Portanto, leiam e venham falar comigo por favor!!! hahahahaha...

Enfim, leiam o livro porque é ótimo e super vale a pena conhecer o outro lado dos contos que marcaram nossa infância! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário